Declaração de Porte de Valor

Eu vejo Muuuuuuuuita gente com dúvida sobre este assunto, então, enquanto não faço o diário de bordo do próximo dia, resolvi tentar ajudar neste tema.

Antes de tudo é preciso você ter bem claro alguns conceitos na sua cabeça. Aqui no Brasil você é obrigado a declarar se estiver saindo do país com mais de dez mil reais em espécie. Espécie é considerado : dinheiro (na moeda do país ou em real) ou em Traveller Cheques. VTM e cartão de crédito NÃO ENTRAM

Para fazer a sua declaração, clique aqui Você deverá preencher todos os campos solicitados. Imprimir em 2 vias. Levar o boleto de compra do câmbio e a sua capacidade de pagamento (extrato bancário, holerith, declaração do IR) no meu caso nem pediram nada, mas segundo o site eles podem pedir.

Eu levei a maior parte do meu recurso em Traveller porque consegui uma cotação muito boa. Então acabou compensando muito. E isso pode acontecer com todo mundo. E é bom estar dentro da lei. Pois se o fiscal pegar, além de aprender todo o recurso superior aos dez mil você responderá legalmente por isso, para quê correr risco não é mesmo ?

No dia do seu embarque, você deverá ir a parte de desembarque internacional, entrar pela parte do desembarque e informar ao segurança que precisa fazer a declaração. Em alguns minutos um fiscal virá até você e fará a conferência, pedirá a declaração, validará no computador. Uma via ficará com ele a outra ele lhe devolverá carimbada e assinada. Esta via você deverá guardar até o seu retorno. E caso lhe seja solicitado, apresentar na volta.

Já nos EUA, o procedimento de comprovação é se você declarar estar portando valor superior a USD 10 mil em espécie por família, residente no mesmo endereço. Aí você terá de comprovar a origem do recurso e responder todas as perguntas solicitadas. Lembrando que VTM e cartões de crédito não entram da mesma forma que aqui no Brasil.

Espero ter ajudado a sanar as dúvidas sobre o assunto.

5 comentários

  1. Gisele,
    Quanto ao VTM, eu sei q vc foi bem enfática que não precisa declarar mas a minha casa de cambio me informou que era necessário. Você já viajou com mais de 10 mil no VTM e não teve problemas mesmo?
    Grata,
    Rayanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayana
      A lei do nosso país, por enquanto não exige e não considera o VTM. Veja o que diz no site da Receita :

      "QUEM DEVE APRESENTAR A DECLARAÇÃO

      Todo viajante que deixar o país ou nele ingressar portando valores em espécie, cheques ou cheques de viagem acima de R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em moeda estrangeira."

      No site deles não há nem campo para preenchimento de valores em VTM e também não há esta fiscalização, é você quem vai até eles e não são eles quem vem até você. As casas de câmbio as vezes pedem documentação, passagem e um monte de coisas, acredito eu, que para controlar a lavagem de dinheiro.

      Ou seja, entra apenas espécie e travel cheque, na entrada e na saída. E sim eu viajei portando em espécie e em VTM. Mas declarei APENAS o que estava portando em espécie acima do valor o VTM eu não declarei e não tive problemas não.
      O fiscal ainda me disse que eu era muito certinha.
      Vai entender né ?!
      Então pode ir tranquila. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Nossa, ajudou muito Gisele! Muito bom o seu blog.

      Excluir
    3. Rayanna, que bom que pude te ajudar de alguma forma. Fico feliz. Beijos

      Excluir
    4. Muito obrigado Gisele! Me deu uma noite de sono tranquila rsrs. Descobri isso faltando 1 mês pra minha viagem e estou no mesmo caso da Rayanna.

      Excluir